quarta-feira, outubro 07, 2009

Sábado Ecológico: Reflexão



Durante nosso sábado ecológico pudemos confeccionar e trocar brinquedos, ver filmes, festejar e conversar.

Gostaríamos de agradecer imensamente a participação tão calorosa de todos!

Para fechar com chave de ouro segue um texto de reflexão sobre Consumo Sustentável e Resíduos Domiciliares.

Consumo Sustentável
Muito se fala sobre emissões de carbono, aquecimento global, áreas contaminadas, mas e nossos resíduos? Quanto de lixo nós geramos todos os dias? Quanto nós poderíamos deixar de gerar? Será que apenas reciclar resolve?

Em São Paulo são gerados aproximadamente 30.000.000 Kg de lixo por dia! Se colocarmos em linha reta, poderíamos interligar São Paulo a Salvador com o lixo produzido em um único dia pela nossa cidade! É muita coisa!

Quanto maior o poder aquisitivo mais lixo é produzido, tanto em escala global como em escala familiar! As características de nossos resíduos também mudam conforme o poder aquisitivo, em regiões mais ricas os resíduos gerados são na sua maioria inorgânicos provenientes de embalagens, enquanto na periferia a porcentagem de resíduos orgânicos aumenta.

Aquele tomate orgânico muito bem embalado em uma bandeja de isopor envolto em plástico faz realmente sentido?

E as frutas? Não existe mais fruta da época! Na era de velocidade todas as frutas aparecem independentes da estação do ano. Temos manga no inverno e morangos no verão! E de onde vem? Qual a distância que este produto precisa percorrer para chegar às nossas mesas?

Será que realmente eu preciso comprar aquele produto que vem de local tão distante em vez de usar o que pode ser produzido mais perto?

Estas reflexões e tantas outras devem ser feitas por nós antes de adquirir qualquer produto novo. O que é consumo sustentável?

É consumir com consciência. É avaliar qual a real necessidade daquilo. De onde vem. Como é produzido. Por quem é produzido. E para onde vai depois de utilizado. Pensem nisso!

Apenas mais uma coisa: a reciclagem é muito importante e fundamental, mas sozinha não resolve, pois muitas vezes para reciclar um produto é preciso grande demanda de energia e água. Por isso o RRR – Reduzir, reutilizar e reciclar!

Um abraço a todos

Marina e Marcia Brito
Atelier Caixadagua33


-----

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...