segunda-feira, maio 26, 2008

Projeto Tecendo Memórias



O Atelier Caixadagua33 desenvolve muitos cursos! Este é voltado para pessoas da terceira idade. Interessou-se por este ou outros cursos?

Entre em contato conosco pelo e-mail: marcia@caixadagua33.com ou pelo telefone: (11) 3935 5779

Apresentação do curso Tecendo Memórias:
Com a perda gradativa das atividades manuais com agulhas e panos, deixamos de ter à nossa disposição importantes materiais que podem desenvolver nossa criatividade, como retalhos, linhas e máquina de costura.

O curso Tecendo Memórias procura resgatar esse importante conhecimento da cultura popular que é o bordado. Também objetiva trabalhar com a memória e as vivências dos participantes, aproveitando criativamente as experiências de seu percurso de vida.

Ao final teremos uma exposição dos trabalhos artísticos que resultaram dessa atividade.

Objetivos:
Trabalhar com a identidade e a memória individual e social.Valorizar os conhecimentos da cultura popular.Possibilitar o convívio e a troca de conhecimentos.Enriquecer o repertório cultural.

Cronograma e carga horária:
18 horas para o curso e 2 para a exposição.

Aula 1 – Memória e identidade:
Receber as pessoas com um café e dispondo uma mesa com bolos e biscoitos.Roda de apresentação:Quem sou eu?De onde venho?O que eu trago?O que gostaria de levar?Atividade de escrita ou desenho. Trazer um objeto de memória: foto, mimo, lembrança, etc.

Aula 2:
Partindo dos objetos que os participantes, fazer desenhos e recortes em tecido para serem aplicados nos bordados. Análise da disposição dos mesmos e primeiros alinhavos no pano de fundo. Estudo de pontos de aplicação. Início do bordado.

Aula 3 - Bordando e aplicando:
Fase de orientação e de troca de conhecimentos sobre pontos e linhas. Pesquisa: procurar exemplos de panos de cozinha bordados com frases.

Aula 4:
Apresentação da pesquisa. Bordando.

Aulas 5 e 6:
Bordando.

Aula 7:
Bordando e alinhavando o forro dos painéis.

Aula 8:
Acabamentos e colocação dos suportes para pendurar.

Aula 9:
Apresentação dos trabalhos para os colegas e avaliação do curso. Exposição dos trabalhos.

Materiais e equipamentos:
• Sala com mesas e cadeiras.
• Armário para guardar materiais.
• Um metro de brim, de cores variadas, para cada aluno = 20 metros.
• Retalhos de panos de algodão estampados e coloridos.
• Tesouras, agulhas e linhas.

Número de participantes:
20 alunos













2 comentários:

caixadagua33 disse...

Comentários sobre o cuso Tecendo Memórias: as alunas deste curso têem se empenhado muito nos seus trabalhos. Se relecionam, trocam informações e panos. Regina, que é frequentadora de outros cursos do Caixadagua33, tem nos ajudado muito. Tivemos três aulas até agora e tudo está correndo conforme o planejado. Agradecemos a atenção do pessoal do Sesc Consolação. Marcia Brito

Noemi Takiuchi disse...

Marcia, muito lindo esse trabalho! Infelizmente não tive tempo para ir ver a oficina no SESC, mas certamente irei prestigiar a exposição. Nas férias entrarei em contato com você para marcarmos um encontro.

Um beijo,

Noemi (Fonoaudiologia Santa Casa)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...